Confesso: até pouco tempo atrás eu não tinha experimentado tapioca. Fazer então… 
Nem curiosidade eu tinha. 
Quando fui pra Campinas em abril, comprei 2 pras meninas experimentarem. Uma de chocolate com morango (the best!!) e uma de coco com leite condensado (mega enjoativa). Gostei, mas não foi amor à primeira vista.
Mas, como sou curiosa, e adoro fazer coisas diferentes na cozinha, inventei de fazer em casa.
 
tapioca chocolate com morango
 
Antes mesmo de me informar, achei na prateleira do mercado um saco de "tapioca". Busquei na internet como fazer e botei o bagulho de molho. Virou uma coisa!!! Inexplicável!! Achei que meus dias de fazedora de tapioca teriam terminado antes mesmo de começar.
Maaaas, tenho amigas intendendoras da arte no Face. Fiz um post dizendo que queria, mas não sabia fazer tapioca… recebi receitas, dicas, truques… virou um fórum!!!
 
Corri no mercado e comprei o ingrediente certo… POLVILHO DOCE!
 
Tá… depois descobri que tem no mercado a goma hidratada, mas que graça tem não fazer em casa? E quem não encontra pronto… faz como??
 
Eu mesma, preparo a goma de duas maneiras. A primeira e mais simples, basta ir borrifando água no polvilho e ir misturando até sentir que o pó está bem hidratado. Depois peneirar. Parece o jeito mais fácil, mas nem sempre o resultado final é o melhor. Se vc errar por menor que seja a quantidade de água, a tapioca vai ficar com gosto de pó e se colocares uma gota a mais, ela fica encharcada e vais cair nesse segundo jeito de fazer. Ou seja, o melhor é fazer logo de uma vez esse jeito que vou ensinar, tá?!
 
Vou ensinar pra quem quer aprender a fazer a coisa mais fácil do mundo na cozinha!
 
 
tapioca
 
Bom, pra começar, como eu disse antes, o ingrediente principal é o polvilho doce. Você tem que hidratá-lo e pra isso, basta colocar água!! 
 
tapioca
 
Despeje o pacotinho (que normalmente é vendido de 500 gr) numa vasilha, coloque uma colher de sal (tanto pra tapioca salgada quanto pra doce) e despeje água fria até cobrir todo o pó.
 
201407-1
 
Ela vai virar a tal goma e vc vai pensar: "danô-se!!" Mas não.
Cubra a vasilha e deixe na geladeira por 12 horas. Quando você tirar  da geladeira, todo o polvilho hidratado vai estar no fundo feito rocha e a água estará cristalina em cima!
 
APDC1814
 
Escorre essa água. Vai parecer que o polvilho ainda está encharcado, mas não está, tá?! Se você pressionar, vai ter a impressão que está muito molhado, mas vai sentir que está duro feito rocha!
Adooooro mexer com o polvilho!
 
Abra um pano de prato, com uma colher tire aos pedaços e vá colocando sobre o pano.
 
polvilho doce
 
Eu fecho com o próprio pano e deixo ali por uns 20 minutinhos. 
Agora, pegue uma vasilha seca, uma peneira, chame a família na cozinha, um bom papo e mãozinhas à obra! Eu vou desmanchando as pedras (que são molinhas, tá?!) e se transformam num pó e peneiro.
 
201407
 
Ou as crianças peneiram… rsrsrsrs
 
APDC1235
 
Pensa o que?? Sai briga pra ver quem vai fazer!! rsrsrs
 
APDC1236
 
Pronto. O pó está pronto! Vc pode guardar num pote pra usar quando quiser.
Aqui em casa ainda não rolou essa estratégia… rsrsrsrs
 
Uma coisa é certa… vc vai viciar nisso!
Dá pra fazer doce, salgada, com o recheio que vc preferir, com o recheio que vc criar.
As campeãs aqui da casinha são presunto, queijo, tomate, manjericão e a amada, idolatrada, salve-salve… chocolate com morango! (ou só chocolate quando não tem morango)
 
A parte mais difícil, ficou ali em cima, que pra mim é o peneirar.
Bora preparar uma pra vocês verem como é?!
 
Pegue uma frigideira anti-aderente e esquente.
 
tapioca
 
Deixe o recheio pronto e por perto.
Com a mão, espalhe sobre a frigideira, a quantidade de tapioca que vc quer. Pode ser bem fininha ou mais grossa. Mas não pode demorar, tá?!! Com a espátula, ajeite e tampe os buraquinhos que ficarem. Em segundo vc vai ver que a goma grudou e vc já pode virar.
 
tapioca
Agora, a melhor parte… o recheio!!! Eu recheei na frigideira pra vcs verem, mas caso você, como eu, tenha que fazer uma tapioca seguida da outra, é melhor ter alguém pra ir recheando num prato, porque elas saem muito rápido e se você for ficar colocando o recheio, vai acabar queimando.
 
A tapioca ou biju é de origem pernambucana. Livre de glúten e gordura hidrogenada, por isso, uma ótima opção pra substituir o pão.
 
tapioca chocolate com morango