Quando eu morava em Campinas e ainda tinha só 2 filhos, conheci uma senhorinha daquelas fofas, sábias e de bem com a vida, sabe?! Ela se chamava Lila e tinha na época uns 80 e poucos anos. Nunca havia se casado e não tinha filhos… apenas sobrinhos!
Ela gostava muito dos meus filhos (a Renata tinha 1 aninho e o Gabriel, 8) e vivia enchendo eles de docinhos, bolos e bolachinhas que ela fazia. A herança que ela me deixou, foi essa receita de sequilho que é A melhor! E hoje. vou ensinar pra vc!
sequilho de maisena com leite condensado

Sequilho de maisena com leite condensado

Vc vai precisar de:
+- 800g de maisena
1 lata de leite condensado
200g de manteiga (temperatura ambiente)
2 col. (sopa) açúcar
2 gemas
1 col. (sopa) fermento químico
sequilho_ingredientes
Coloque os ingredientes numa vasilha, mas não coloque a maisena toda de uma vez… a quantidade vai depender do tamanho das tuas gemas, da umidade do local… Eu coloco 500g e vou juntando o resto aos poucos. Aqui em Blumenaus, que é úmido, vai as 800g!! Ponha a mão na massa!!! Ela fica lisa, macia, perfumada, maleável e não gruda nas mãos.
Eu faço pequenos rolinhos por vez, corto os quadradinhos, pego cada um deles, faço bolinhas e achato um pouquinho na forma! Não esquece de cobrir a forma com papel manteiga, tá?! E não precisa untar!
sequilho
sequilho
Assim que o sequilho ficar redondinho, vc pode tirar do forno… mas se preferir, deixe um pouquinho mais pra dourá-lo e deixá-lo mais crocante. Eu faço meio a meio… alguns branquinhos outros moreninhos, pra agradar todo mundo!
É rapidinho e vc não precisa trocar o papel manteiga… eu tiro os sequilhos e no mesmo papel coloco a próxima fornada!
Se vc tiver 2 ou 3 formas é melhor, assim, quando vc tirar uma do forno, já vai ter outra pronta, e assim vai!
Esse sequilho é macio, não é muito doce (o que preferimos aqui em casa) e muito fácil de fazer… experimente e me conte!